Sobre acessibilidade

Abas primárias

24/05/2011 - 13:45

O Instituto de Metrologia do Pará (Imep) começou nesta terça-feira, 24, a coleta de amostras de produtos que fazem parte da chamada "cesta junina": canjiquinha, amendoim, leite em pó, leite de coco, condensado e em pó, azeite de dendê, entre outros. As coletas foram feitas em dois grandes supermercados de Belém.

Feita a coleta, os fiscais emitiram na mesma hora um termo de coleta de pré-medidos, especificando tudo o que foi recolhido. É com esse documento que os estabelecimentos podem solicitar aos fabricantes a reposição, sem custos, dos produtos coletados pela equipe do Imep. "Essa é uma responsabilidade do fabricante", explica Jaime Menescal, auxiliar de Metrologia. Nos dois supermercados foram coletados produtos de 11 marcas diferentes.

Todo material recolhido foi levado para o Laboratório de Pré-Medidos do Imep. "Os fabricantes já estão sendo notificados a acompanhar o exame das amostras, que será feito nos dias 2 e 3 de junho", disse Cid Barbosa, gerente de Fiscalização de Instrumentos. A ausência de um representante das empresas não impede a realização dos testes.

Os produtos são pesados em uma balança de alta precisão, com e sem embalagem. Se for constatada alguma irregularidade, o fornecedor receberá um auto de infração. Após a análise, os fabricantes têm a opção de recolher as amostras ou doá-las. Se não comparecerem, têm 24 horas para se manifestar sobre o destino das mesmas. Caso contrário, o material será doado para instituições de caridade cadastradas junto ao Inmetro.

Os produtos pré–medidos são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. O objetivo da Operação Junina é garantir que o consumidor leve para casa a quantidade correta do que está comprando.