Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 09:00

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciou na última segunda-feira, 06, a operação de fiscalização em balanças, bombas de combustível e produtos pré medidos nas feiras e mercados de Salinópolis e Pirabas. A operação acontecerá até o final do mês. A ação tem como foco principal a proteção dos consumidores.

 

Simultaneamente foi realizada uma ação educativa, orientando empresários, comerciantes e consumidores acerca do uso correto dos instrumentos e utilização do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

O presidente do Imetropará, Jorge Rezende, acompanhou as equipes e destacou a importância de levar informação à população. "Iniciamos no ano passado o #Imetroparatodos, que visa apresentar aos paraenses as atividades desenvolvidas pelo Instituto na região e esta foi mais uma de nossas ações, que visa a orientação do consumidor e dos comerciantes”, informou o presidente do órgão.

 

O metrologista, Dagoberto Costa, informa que equipamentos de pesagem irregulares e que encontravam-se sem o selo do Inmetro foram interditados e o proprietário foi notificado. “Orientamos para que só sejam usados instrumentos autorizados pelo Inmetro e que estejam em dia com a verificação”, informou. Segundo ele, na primeira semana o órgão já verificou mais de 100 balanças.

 

A Operação Verão acontece durante todo mês e o Imetropará divulgará o balanço final da ação. Caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos terão até dez dias para apresentar defesa, e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei. Já os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imetropará pelo número 0800 280 1919, se segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.