Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 11:00

Para garantir que os consumidores adquiram produtos que estão dentro das determinaçõesdo Inmetro e evitar produtos irregulares,o Imetropará realizou mais uma etapa da "Operação Verão #Namedida" no comércio de pequeno, médio e grande porte da capital e nas regiões de Salinas e Bragança, nordeste paraense.

 

Durante a ação, foram verificados biquínis, maiôs, shorts, camisetas, toalhas, cangas, entre outros produtos mais utilizados no verão, observando a etiqueta que deve estar presente obrigatoriamente em todos os produtos têxteis e conter seis informações: indicação do tamanho, marca do fabricante, CNPJ, País de origem, composição têxtil e cuidados para conservação do produto. Além dos produtos têxteis, também foram analisadas bóias e brinquedos.

 

Jorge Rezende, presidente do Imetropará, ressalta o trabalho que está sendo feito em conjunto com diversos órgãos estaduais como o Detran e de todo sistema de segurança pública para garantir a segurança durante o período das férias. "Por conta do período de férias há um aumento de consumo, principalmente por parte dos turistas. Então, é necessário que se intensifiquem as fiscalizações a fim de garantir a segurança dos veranistas”, disse.  

 

“Nossos fiscais estarão verificando se esses produtos estão em conformidade com a legislação e não apresentam risco à saúde e à segurança do consumidor. No caso dos brinquedos, é obrigatória a presença do selo do Inmetro, da classificação etária do produto e das instruções na Língua Portuguesa", acrescenta, Jorge Rezende.

 

A 'Operação Verão #Namedida' acontece durante todo o mês de julho e o Imetropará  divulgará o balanço da ação ao final. Caso seja encontrado algum tipo de irregularidades a empresa será notificada.

 

EDUCAÇÃO

 

Em paralelo a fiscalização, a equipe de educação do Imetropará desenvolveu neste final de semana uma ação integrada ao Detran de conscientização com as crianças. E esteve presente orientando feirantes e consumidores nos principais mercados em Salinas e Bragança. Cartilhas foram distribuídas com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados a serem tomados na hora da compra e venda de produtos, bem como as normas que devem ser seguidas pelos comerciantes.

 

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do Imetropará pelo telefone 0800 280 1919, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para: ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br.