Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 10:45

Durante está semana, o diretor técnico, Zois Gantzias e a coordenadora de Qualidade Industrial, Lyanne Lima, do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), participaram do treinamento para verificação e fiscalização em empresas de manutenção de extintores de incêndio oferecido pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará). O objetivo do curso é capacitar os servidores quanto ao registro de empresas brasileiras que prestam serviço de recarga e manutenção de extintores de incêndio.

 

 

De acordo com o presidente do Imetropará, Jorge Rezende, o acesso a informação e a qualificação da rede é fundamental para a qualidade dos serviços oferecidos pelo Inmetro em todo Brasil. "O que faz a diferença no serviço público é a qualificação daqueles que têm a missão de trabalhar pelo cidadão. E aqui será uma nova oportunidade para que esses agentes se aprimorem ainda mais e prestem um serviço ainda melhor à sociedade paraense", comentou.

 

 

Durante a manhã desta quarta e quinta-feira, 27 e 28, o curso foi voltado à prática de verificação de acompanhamento em empresa de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio. Os participantes acompanharam de perto todo o processo de manutenção dos dispositivos de combate de incêndio na empresa Mais Extintores, localizada no Tapanã.

 

 

Segundo Zois Fontzias, ações como essa são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor. "A intenção é que o Inmeq-MA possa monitorar e conferir mais conferir mais confiabilidade ao processo de manutenção e recarga de extintores, evitando fraudes e qualidade nos serviços realizados.”, destaca.

 

 

Durante o treinamento foram apresentados os diversos tipos de extintores que estão no mercado, portarias que envolvem a fiscalização, como são realizadas as inspeções técnicas, manutenção, registro, formas cabíveis de autuação, registradas para realizar a manutenção desses equipamentos. Também foram informadas as características do extintor, como, lacre, anel de identificação de manutenção, rótulo, marcações no fundo do equipamento e indícios de falsificação.

 

 

Extintores

 

Tanto as empresas que comercializam quanto as que fazem manutenção e recarga de extintores de incêndio devem ser credenciadas pelo Inmetro. O consumidor deve observar as indicações de conformidade do objeto, sendo que todas elas devem ser da mesma empresa. O lacre, o selo, a etiqueta e o quadro de instruções, que devem constar no produto, são a garantia de verificação técnica do extintor, que não deve ser aceito sem esses itens.