IMETROPARÁ REALIZA AFERIÇÃO DE RADARES MÓVEIS | IMETROPARA | Faz a proteção que você não vê - e10s
Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

26/01/2018 - 13:30

A análise garante que os aparelhos estão aptos para realizar autuações.

 

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) realizou na manhã de hoje (26) a fiscalização dos radares eletrônicos de trânsito móveis. Três radares eletrônicos que serão utilizados pela Polícia Rodoviária Federal, nas BRs do Estado, foram analisados e todos estavam dentro dos padrões metrológicos.

A fiscalização avalia se o radar está medindo a velocidade regularmente. O carro do Imetropará, equipado com um equipamento de aferição de velocidade, passa diversas vezes pelo radar, acima da quilometragem permitida. O procedimento é repetido por diversas vezes. Depois são comparados os números do equipamento do Imetropará com a aferição dos radares, cuja margem de diferença pode ser de no máximo cinco quilômetros.

Ao final da medição, o radar eletrônico recebe um lacre e um selo do Imetropará atestando a regularidade. Caso seja atestado algum tipo de falha no equipamento, o órgão responsável é atuado e multado.

“A primeira aferição do radar é comunicada, as aferições subsequentes não têm data para acontecer, isso garante que não haja qualquer tipo de manipulação nos resultados. Todo instrumento que tem regulamento técnico metrológico, como os radares, tem que passar pela nossa fiscalização. Por se tratar de um mecanismo que envolve valores financeiros gerados pelas multas, essa é uma forma de garantir que os consumidores não serão lesados em seus direitos” informa o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

O presidente do Imetropará, destacou que o trabalho de fiscalização é diário e atinge diversas áreas e produtos. Além das fiscalizações regulares, são programadas operações especiais que ocorrem durante todo o ano. “É importante que a população esteja atenta as leis de trânsito, que não dirija após ingerir bebida alcoólica e que respeite os limites de velocidade”.

 

Serviço: O Imetropará orienta os consumidores a denunciarem qualquer irregularidade diretamente na sede do órgão, localizada à Avenida Almirante Barroso, 1645, no bairro do Marco, ou por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 280 1919 e e-mail ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br.