IMETROPARÁ FISCALIZA TACÓGRAFOS DE VANS, CAMINHÕES E ÔNIBUS | IMETROPARA | Faz a proteção que você não vê - e10s
Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

05/04/2018 - 09:00

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), órgão delegado do Inmetro, realiza, na manhã desta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), uma nova operação de fiscalização de cronotacógrafos, mais conhecidos como tacógrafos, em vans, caminhões e ônibus. A ação ocorrerá nos postos de fiscalização da BR 316, Alça Viária e na PA-391, estrada que dá acesso ao distrito de Mosqueiro.

O presidente do Imetropará, Jorge Rezende, afirma que as fiscalizações são constantes e têm por objetivo aumentar a segurança nas rodovias e identificar possíveis irregularidades. "Vamos continuar com estas operações nas rodovias em pontos estratégicos e em horários diversos, como forma de assegurar o cumprimento das obrigações e coibir as irregularidades”, disse.  

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

Seu uso é obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; de transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

Além do uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado.

O Imetropará orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos ao ensaio metrológico obrigatório, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem as penalidades. Os proprietários notificados têm até dez dias para apresentar defesa ao Instituto. A multa varia de R$ 600 a R$ 15 mil.

Destaque: 
Sim