Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

26/01/2018 - 10:30

Na madrugada desta sexta-feira, 22, agentes de fiscalização da Divisão de Instrumentos do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciaram operação que objetiva verificar periodicamente as balanças da Central de Abastecimento do Estado do Pará, CEASA, a fim de garantir a oferta dos produtos com qualidade e precisão durante o ano de 2018.

O trabalho dos técnicos do Imetropará em fiscalizações como essa consiste em verificar se a quantidade e o peso correspondem ao que está indicado pela balança. Cerca de 100 equipamentos devem ser vistoriadas pelo órgão até a próxima terça-feira (30). As balanças utilizadas para atividades econômicas devem, obrigatoriamente, atender ao modelo aprovado pelo Inmetro, e ser aferida periodicamente pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará).

É função do Instituto verificar os instrumentos utilizados na pesagem dos produtos que são  descarregados na Central, assegurando a conformidade estabelecida pelo Inmetro. “A validade da verificação deve ser determinada em anos, após a expiração do prazo da última aferição, e constar de um selo afixado ao equipamento”, explica Emerson Leite, gerente da Divisão de Instrumentos do Imetropará.

O presidente do Imetropará, Jorge Rezende, destaca que o processo de fiscalização tem como intuito prevenir e corrigir irregularidades que possam afetar o consumidor. “Nos casos de irregularidade, o responsável será autuado pela infração, o instrumento será interditado, tendo o prazo de 15 dias para que possa apresentar sua defesa junto ao instituto. Em casos de infração de natureza leve, o responsável terá 10 dias para fazer esta correção e sofrerá uma nova verificação para garantir que a balança está funcionando conforme a normalidade”.

Serviço: O Imetropará orienta os consumidores a denunciarem qualquer irregularidade diretamente na sede do órgão, localizada à Avenida Almirante Barroso, 1645, no bairro do Marco, ou por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 280 1919 e e-mail ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br.

Destaque: 
Sim