Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 11:15

Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciaram o trabalho de fiscalização de balanças rodoviárias, portos e empresas que fazem pesagem de caminhões, para conferir se os equipamentos estão fazendo a aferição correta. “Fazemos a fiscalização dos equipamentos anualmente, chamada de periódica, e também a verificação eventual, após um equipamento ter substituído alguma peça ou sofrido alguma manutenção”, explicou o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

 

Durante a fiscalização dos chamados “balanções”, ou seja, as balanças que fazem pesagem de caminhão, são descarregados vários pesos e o técnico do Imetropará confere se o peso acusado no monitor de pesagem é o mesmo descarregado sobre o equipamento. Todo o trabalho de verificação realizado pelos técnicos é registrado através do coletor, que repassa todas as informações colhidas durante a fiscalização.

 

Após o fim da verificação, uma cópia do relatório de fiscalização é entregue à empresa informando a data, hora da fiscalização e a condição do equipamento fiscalizado, se está aprovado ou reprovado.

 

Rezende explica ainda que, toda balança utilizada para atividade econômica deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro. "No caso de atendimento à legislação metrológica, os instrumentos receberão a marca de verificação subsequente e a marca de selagem (lacre plástico). A validade da verificação deve ser determinada em anos, após a expiração do ano calendário no qual o instrumento foi verificado pela última vez.", explica.