Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 11:30

Esta semana, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) deflagra em Belém e Região Metropolitana a Operação Especial “Com Todo Gás”, uma ação do calendário anual do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As fiscalizações começaram na manhã desta segunda-feira (7) e vão até a próxima sexta-feira (11).

 

A operação está fiscalizando a qualidade das mangueiras de PVC plastificadas para gás de cozinha (GLP), reguladores de baixa pressão para GLP (válvulas) e recipientes de GLP (botijas de gás de cozinha), sendo este último um novo produto incluído na listagem do Inmetro a partir deste ano, com fabricação a partir de 2013.

 

O Imetropará trabalha segundo a normatização do Inmetro, baseado na Portaria 189/2007 (sobre as mangueiras), Portaria 99/2005 (sobre válvulas) e Portarias 418/2010 e 74/2012 (que trata sobre recipientes).

 

O metrologista Jorge Alan explica como funciona a fiscalização. “Cada produto tem uma portaria com as suas especificações necessárias que devem ser observadas. Nós trabalhamos sempre de acordo com as normas do Inmetro, observando desde as embalagens até o produto em si, que deve conter as informações de conformidade”, declarou.

 

Para a válvula, são avaliadas as informações sobre a pressão, a massa, a validade, a aprovação de modelo, o selo de conformidade e a indicação de abre e fecha. Para a mangueira, são avaliadas as informações de pressão, comprimento, validade, de uso domiciliar, modo de uso, e o selo de conformidade. Se os dois produtos estão em uma só embalagem, formando o kit, as informações de uso e demais especificações dos dois objetos devem estar estampadas na embalagem.

 

 

 

O consumidor também pode ajudar na fiscalização, caso identifique ou suspeite de irregularidades, podem apresenta denúncias por meio da Ouvidoria do Imetropará 0800 280 1919 ou ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br.