Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 09:00

 

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciou nesta segunda-feira , 06, a Operação Verão com o objetivo de verificar a conformidade de produtos pré- medidos comercializados nesta época do ano. Além de, verificar se as bombas de combustível e balanças estão funcionando corretamente, e também checar se a verificação anual foi realizada. A operação, iniciada nesta semana, segue até o final do mês.

 

De acordo com o diretor técnico do órgão, Olintho Azevedo, a ação será realizada em centros comerciais da região do Salgado, nordeste paraense. Local onde há maior concentração de veranistas, “Por conta do período de férias há um aumento de consumo, principalmente por parte dos turistas. Então, é necessário que se intensifique a fiscalização desses produtos”, explicou.

 

Segundo o presidente do Instituto, Jorge Rezende, o consumidor pode curtir suas férias tranquilamente, pois o Imetropará está atento para garantir os direitos da sociedade. “Nossos fiscais estarão verificando se esses produtos estão de acordo com a legislação e não apresentam risco à saúde e à segurança do consumidor. No caso das bombas de combustível e balanças, é obrigatória a presença do selo de verificação do Inmetro”, afirmou Rezende.

 

A Operação Verão acontece durante toda o mês e o Imetropará divulgará o balanço final da ação. Caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos terão até dez dias para apresentar defesa, e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei. Já os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imetropará pelo número 0800 280 1919, se segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.