Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

29/08/2017 - 09:45

Blitz realizada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) na última sexta-feira, 30 de junho, em Belém,  resultou na autuação de seis motoristas por irregularidades em relação ao cronotacógrafo. Taxímetros também foram fiscalizados e nenhuma irregularidade foi encontrada. A ação ocorreu em conjunto com equipes do Detran, Semob e Polícia Militar. 

A operação tem como objetivo identificar, no caso dos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como tacógrafos, se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Imetropará, que é válido pelo período de dois anos.

“Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. Informações importantes, principalmente, para análise das causas em caso de acidentes”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

As equipes de fiscalização de cronotacógrafos verificaram 30 veículos, emitiram 6 autos de infração devido ao certificado vencido e sem ensaio do instrumento. No caso da fiscalização em veículos transportadores de produtos perigosos e não foram encontradas irregularidades.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

A partir da autuação, os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Imetropará. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

 

Destaque: 
Sim