29/08/2011 - 16:45

Começa nesta terça-feira, 30, a Reunião Regional e Orçamentária - Norte, da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). Esta será a primeira vez que a capital paraense sediará o evento, organizado pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) com apoio do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A programação acontece no Metropolitan Tower, localizado na Avenida Alcindo Cacela, até o dia 2 de setembro.

O evento possibilita a divulgação, discussão e troca de informações sobre temas relacionados à metrologia, normatização e qualidade industrial. São esperadas cerca de 60 pessoas, entre diretores dos órgãos delegados, metrologistas e servidores de toda a Região Norte.

“A reunião faz parte do calendário nacional da RBMLQ e a escolha do Pará para a realização desse encontro demonstra bem a capacidade do nosso instituto em organizar encontros temáticos que irão influenciar no desempenho das atividades delegadas pelo Inmetro do Norte-Nordeste”, disse Luiziel Guedes, presidente do Imetropará.

A programação inclui oficinas, palestras, mini-cursos e mesas redondas com o objetivo de aproximar servidores e diretores dos órgãos delegados, além de promover uma releitura e discussão sobre os temas importantes da área. O encontro é também uma oportunidade para que os órgãos delegados do Norte reafirmem o compromisso com a formação técnico-científica na região, além de divulgarem metas, produtos e serviços.

Encontro de Presidentes

No dia 2 de setembro, logo após a Reunião Regional e Orçamentária – Norte, Belém sediará outro encontro importante para o setor, o dos presidentes dos órgãos delegados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no Norte e Nordeste do país.

A escolha pela capital paraense para o encontro dos gestores se deve aos avanços do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará), que vem consolidando sua atuação e se tornando referência dentro da RBMLQ por conta da implantação de um novo modelo de gestão administrativa e técnica, implantado para melhoria dos serviços públicos prestados à população paraense, com a garantia da proteção dos direitos do consumidor na área metrológica e da qualidade.

"No encontro vamos discutir soluções para problemas que os órgãos delegados têm em comum. O objetivo é fazer um intercâmbio das diversas atividades executas pelos órgãos delegados em seus Estados, bem como nos adequar aos desafios e às novas responsabilidades previstas no plano Brasil Maior, do governo federal”, diz o presidente do Imetropará.